quinta-feira, 27 de março de 2014

COMER DEMASIADO RÁPIDO INTERFERE NO EQUILÍBRIO DA INSULINA




Quanto mais depressa comer, mais difícil será para que a hormona insulina realize o seu trabalho no seu corpo.
Isso significa que irão chegar menos nutrientes aos seus músculos e que provavelmente uma maior quantidade deles irão ser depositados nas suas reservas de gordura.
A longo prazo, esta situação pode conduzir a probabilidades muito mais elevadas de desenvolver diabetes tipo 2.
Nós chegamos a esta conclusão a partir de um pequeno estudo epidemiológico que foi publicado há pouco tempo por endocrinologistas de Ciências da Saúde na Nutrição Clínica da Universidade da Lituânia. 
Os investigadores recolherem dados de 234 pessoas que tinham sido recentemente diagnosticadas com diabetes tipo 2. Eles compararam esses dados com dados de 468 pessoas que não sofriam de diabetes.
Uma das questões que os investigadores colocaram aos participantes foi acerca da velocidade a que geralmente comiam as suas refeições. Se se comparassem com outras pessoas na mesma mesa, eles comiam mais rápido? À mesma velocidade? Ou de forma mais lenta?
Os investigadores descobriram que aqueles que comiam mais rápido tinham o dobro das probabilidades de vir a ter diabetes tipo 2 do que aqueles que comiam de forma mais lenta.
Os investigadores corrigiram os dados para fatores como predisposição genética, Índice de Massa Corporal, circunferência da cintura, nível de educação, tabagismo, o nível de triglicerídeos no sangue e nível de atividade física (1).
Outros estudos já tinham comprovado que as pessoas que comem de forma mais rápida têm maiores probabilidades de ter excesso de peso do que aqueles que comem de forma mais lenta (2,3) .
Se comer de forma rápida, também irá ingerir uma maior quantidade de comida; se comer de forma lenta, irá ingerir uma quantidade mais reduzida (4). Isso acontece provavelmente porque o seu sistema digestivo produz todo o tipo de hormonas supressoras do apetite enquanto estamos a comer (5). A produção dessas hormonas é mais lenta naqueles que comem de forma mais rápida.
Aparentemente, essas hormonas também asseguram que a hormona insulina faça o seu trabalho de forma eficiente. Por isso faça um esforço para fazer as suas refeições com alguma calma e mastigando muito bem os alimentos.

0 comentários:

Postar um comentário