Existe uma alternativa disponível para os atletas de resistência que estão preocupados com os possíveis efeitos negativos para a saúde das autênticasbombas de açúcar que são as barras, geles e bebidas desportivas.
As bananas funcionam tão bem com como as bebidas desportivas, isto segundo o que escreveram cientistas de desporto da Appalachian State University em PloS One.
De acordo com certos livros e profissionais da área, os alimentos ricos em carbohidratos de elevado índice glicémico são os melhores para os atletas usarem durante a realização de exercícios intensos.
As bananas não se encontram inseridas nesta categoria. Nem as uvas, manga, abacaxi, passas, mel e suco de laranja, sendo que todos possuem um índice glicémico de cerca de 50. Isso é considerado um nível baixo-médio, e por isso não é adequado como fonte de carbohidratos para os treinos dos atletas de resistência.
Mas mesmo assim… vários estudos mostram que os atletas de resistência têm um rendimento melhor depois de consumirem uma refeição com um índice glicémico baixo do que uma refeição que contenha grandes quantidades de alimentos de elevado índice glicémico, e os atletas que obtêm os carbohidratos a partir de passas têm um desempenho tão bom como os atletas que usam geles ou outros “super-alimentos”.
Por isso, os investigadores da Universidade do Estado Appalachian realizaram este estudo para comprovar o efeito da ingestão de bananas no rendimento dos atletas de resistência.
Os investigadores recrutaram 14 ciclistas experientes com idades entre os 14 e 45 anos, e colocaram-nos a pedalar 75 quilómetros em duas ocasiões. Durante cada corrida os voluntários receberam 0.3 gramas de carbohidratos por kg de peso corporal a cada 15 minutos.
Numa ocasião, os carbohidratos foram administrados em forma de bebida desportiva, na outra ocasião foram administrados em forma de bananas.
Os investigadores descobriram que a fonte de carbohidratos não fez diferença, os ciclistas tiveram o mesmo desempenho em ambas as ocasiões.
O que os investigadores também descobriram foi que, os voluntários que ingeriram as bananas tiveram concentrações mais elevadas de interleucina-8 e interleucina-10 no sangue.
Essas duas interleucinas ativam o sistema imune inato. Podemos especular que, os atletas de resistência que obtêm os seus carbohidratos a partir das bananas, têm menos probabilidades de apanhar uma infeção viral.
Para além disso, também se descobriu que as bananas conduziram a um aumento da concentração de dopamina no sangue dos voluntários.
Quando os investigadores analisaram as bananas, eles descobriram o que provocou o aumento dos níveis de dopamina. 100 gramas de banana contêm 0.42 mg de dopamina. Os ciclistas consumiram 6-7 bananas, por isso eles ingeriram cerca de 3.33 mg de dopamina.
Os investigadores excluem a possibilidade da dopamina chegar até ao cérebro. É possível que a dopamina derivada dos alimentos possa permitir que o coração trabalhe com maior intensidade. Isso não aconteceu neste estudo; o aumento dos níveis de dopamina não foi suficientemente elevado para isso acontecer.
Mas os investigadores escreveram que a casca de banana contém quantidades mais elevadas do que a própria fruta:
Futuros estudos com suplementos à base de casca de banana irão revelar se a ingestão de dopamina por via oral é vantajosa para os atletas de resistência, usando uma performance e resultados fisiológicos semelhantes.
0 comentários:
Postar um comentário