Os praticantes de musculação podem trabalhar mais os músculos abdominais se realizarem os exercícios para os ombros e braços em pé e a um braço de cada vez.
Isto de acordo com o que concluíram cientistas de desporto noruegueses da University College, num estudo publicado naEuropean Journal of Applied Physiology.
A parte mais frágil de muitos praticantes de musculação e de desportos de força é a região central do corpo, que envolve os músculos da região abdominal e lombar.
Esses são os músculos que estabilizam o seu corpo quando se move, e o estilo de vida sedentário que a maioria das pessoas tem significa que esses músculos não são suficientemente estimulados.
É por isso que os treinadores e instrutores de musculação têm vindo a dedicar mais atenção aos músculos abdominais e lombares.
Uma descoberta relativamente recente é que os músculos abdominais e lombares podem ser mais estimulados se realizar determinados exercícios numa superfície instável, tal como uma bola suíça.
Outra descoberta recente é que se treina melhor os músculos abdominais e lombares quando se faz exercícios que requerem que o seu corpo se mantenha estável do que exercícios que requerem que mova os músculos abdominais e lombares. Por isso, o exercício prancha é melhor do que os crunches.
Os noruegueses desenvolveram este ponto de vista no seu estudo. Pensaram que, se os praticantes de musculação treinarem os músculos da parte superior do corpo em pé, os seus músculos abdominais e lombares irão ter que trabalhar mais para estabilizar o corpo do que se realizarem os exercícios sentado.
Pela mesma razão, os músculos abdominais e lombares terão que trabalhar com maior intensidade se os atletas treinarem os músculos dos braços e ombros, apenas um lado de cada vez – de forma unilateral em vez de bilateral.
Os noruegueses testaram a sua teoria numa experiência que envolveu 15 estudantes do sexo masculino. Todos eles já praticavam musculação há pelo menos 5 anos.
Os investigadores colocaram os alunos a realizar o exercício desenvolvimento com halteres de quatro formas diferentes:
- Sentado e com os dois braços ao mesmo tempo.
- Sentado e com um braço de cada vez.
- Em pé e com os dois braços ao mesmo tempo.
- Em pé e com um braço de cada vez.
Os investigadores ligaram elétrodos aos músculos abdominais e lombares dos voluntários, de forma a poderem medir a intensidade a que os músculos estavam a trabalhar. Eles descobriram que a forma como se realiza os exercícios não faz muita diferença para os músculos lombares. Mas tem influência na atividade dos músculos abdominais (reto abdominal e oblíquos).

O reto abdominal trabalha com maior intensidade quando o press militar é realizado em pé: os músculos oblíquos trabalham com mais intensidade quando o exercício é realizado de forma unilateral.
Os investigadores concluíram:
O presente estudo demonstrou uma maior ativação neuromuscular quando os exercícios foram realizados em pé do que sentado, e de forma unilateral do que em forma bilateral.Sugerimos que deve ser considerada a realização de exercícios em pé em vez de sentado, e de forma unilateral em vez de bilateral, para aumentar a ativação dos músculos abdominais.
0 comentários:
Postar um comentário